Grupo CEMIG

Cláudia Cristina Alves (Administração)
Cássia Aparecida Pereira  (Ciências Contábeis)
Danilo Nogueira Aguiar (Administração)
Elenir Ferreira de Morais (Engenharia Civil)
Janaina Alkmin de Matos (Ciências Contábeis)
Liliane Lucia de Almeida (Ciências Contábeis)


Olá, pessoal.

Sejam bem vindos ao nosso blog.

Vocês vão avaliar a CEMIG.

Os relatórios semanais serão publicados neste espaço para que todos possam acompanhar seu trabalho.

Primeira atividade do grupo (para 27/04/2010)

Para avaliar uma empresa, é importante conhecê-la. Para tanto, é necessário utilizar ferramentas e recursos das diversas áreas da Administração, da Contabilidade e da Economia. Nesta disciplina, este grupo avaliará a empresa abaixo. Preparem um breve relatório com algumas das suas características para entregar ao professor e a cada grupo. Seus colegas de turma dependerão de vocês para conhecer a empresa. Preparem uma breve apresentação da empresa para eles (15 minutos). No que for pertinente, procurem responder as perguntas abaixo. Outras informações relevantes também podem ser incluídas.

CEMIG

Qual é o negócio da empresa? Que produto vende? Existem substitutos viáveis? A empresa utiliza estratégia de preço ou de diferenciação? Tem uma marca forte? É protegida por patentes?
Descreva o processo de produção e o processo de marketing. Quais são os canais de distribuição? Como funciona a cadeia de suprimentos? Como é a estrutura de custos? Quem e quantos são seus clientes? A empresa depende de economia de escala? É uma empresa exportadora? Para que países?
É uma empresa de nova ou de velha tecnologia? A tecnologia está em progresso constante? Há um departamento de P&D atuante? A empresa tem um sistema de Business Intelligence? Os administradores são talentosos? A empresa demonstra capacidade de inovação no desenvolvimento do produto ou na sua produção?
O setor apresenta grande competitividade? É concentrado ou pulverizado? Há barreiras de entrada? Qual é a posição da empresa no setor? A empresa possui alguma vantagem competitiva? Os fornecedores são poderosos em relação à empresa? Os clientes são poderosos em relação à empresa? Os sindicatos dos trabalhadores são poderosos em relação à empresa?
A empresa ou o setor têm influência política? O setor é fortemente regulado? Existem controles de preços? Qual é a estrutura tributária da empresa? Qual é a propensão da empresa ou de seus a violar princípios éticos? Caracterize os mecanismos de governança corporativa da empresa.
Qual é a situação da empresa na atual conjuntura econômica pós-crise? Qual é o seu valor de mercado? Como evoluiu seu valor de mercado nos últimos anos? Qual é sua participação na composição do Ibovespa? Quais são as notícias mais recentes sobre a empresa e quais as expectativas para o futuro?
Possíveis fontes de informação: site da Bovespa, site da empresa, sites de analistas, sites de corretoras de valores, jornais, revistas, contatos dentro da empresa ou no setor de atuação.


Um abraço,

Robson Baesso