Saturday, May 1, 2010

Carros usados e assimetria de informação

Quando vamos comprar um carro usado, não sabemos o verdadeiro estado do carro. Não sabemos se o proprietário anterior era um roda-presa e pé-de-chumbo que não tirava o pé da embreagem. Não sabemos se rodava prioritariamente na cidade ou na estrada. Não sabemos se todas as revisões programadas foram realizadas ou se o carro era bem cuidado. Não sabemos se alguma batidinha foi escondida ou se  encheram o motor de óleo para esconder algum barulho estranho.

O vendedor sabe.

Mas, se o carro não está lá grande coisa, ele não nos diz, é claro. E se ele diz que o carro é uma joia rara, nós não acreditamos. Assim, podemos acabar pagando mais por um carro ruim do que ele realmente vale. E o vendedor de um carro bom pode acabar aceitando menos do que o carro vale porque ninguém acredita nele. Ou seja, quem leva vantagem é o dono do carro ruim, que recebe mais do que o carro vale porque não temos como saber que ele é uma lata-velha até que seja tarde demais. Isso é o que chamamos de "lemon market", ou mercado de limões. Em inglês, "lemon" é uma expressão informal para se referir a algo defeituoso ou de baixa qualidade.



Assimetria de informação é o que ocorre quando um agente econômico tem informações mais completas e precisas sobre determinados fatos do que os outros envolvidos na transação. Quando ocorre a assimetria de informação, é possível que um agente use as informações em seu favor e em prejuízo dos outros. Se essa situação persiste por algum tempo, há uma redução da credibilidade do mercado e diminui o número de pessoas dispostas a participar dele. Se isso ocorrer no mercado de capitais, muitas pessoas decidiriam retirar seu investimento das ações e, quem sabe, guardar embaixo do colchão.

Consequentemente, nós teríamos menor frequencia e volume de transações e aumento da capacidade de um participante do mercado de influenciar o mercado por meio das suas ações. Nessas circunstâncias, os preços das ações não refletiriam todas as informações e o preço de mercado não seria a melhor estimativa do valor intrínseco das ações. O mercado de capitais não seria o canal adequado para as empresas obterem financiamento para seus projetos de longo prazo, empregos desapareceriam e haveria redução da qualidade de vida da população.

O acesso rápido e barato às informações não é a única condição para a existência de um mercado eficiente, mas, na presença de assimetria informacional, não se pode sequer cogitar a existência da eficiência de mercado.

É daí que vem a necessidade de transparência na divulgação pelas empresas de suas demonstrações financeiras e outras informações relevantes. Essa é também a força por trás da convergência contábil internacional e dos estímulos às melhores práticas de Governança Corporativa, que estimulam os administradores a compartilhar informações com os investidores.

Todas essas questões estão inseridas no contexto da avaliação de empresas.

É mais fácil estabelecer o valor justo para um carro sobre o qual você sabe tudo ou para um sobre o qual você não sabe nada? 

Um abraço,

Robson

No comments:

Post a Comment