Wednesday, May 19, 2010

Risco país

O risco país, que apresentou acentuada redução nos últimos anos, é visto como reflexo das incertezas em relação à estabilidade econômica nos aspectos cambial, fiscal, monetário e político, sinalizando a capacidade do país de honrar seus compromissos externos.

Reparem que a depressão no Ibovespa no período mais agudo da crise de 2008 foi acompanhada por uma elevação do dólar e do risco Brasil. Em tempos de incerteza, o capital tende a ir aonde o risco é menor. A saída do capital estrangeiro aumenta a demanda pela moeda americana, pressionando a taxa de câmbio.
 
E por que o capital estrangeiro saiu do país? Investidores que perderam dinheiro em mercados afetados diretamente pela crise do subprime precisavam cobrir suas perdas e recompor seus investimentos. Dessa forma, a crise em um mercado financeiro pode contaminar outros mercados, mesmo que estes estejam sólidos. O risco de isso acontecer é chamado de risco sistêmico. 

Dependendo da gravidade da crise e do grau de contágio, a crise financeira pode se espalhar rapidamente pela economia real, reduzindo a disponibilidade de recursos para investimentos e para o consumo, o que pode conduzir as economias a uma recessão. Essa possibilidade aponta para a necessidade de garantir a existência de sistemas financeiros sólidos e protegidos contra o risco sistêmico.


No comments:

Post a Comment